Carnaval acabou de acabar e dois meses de 2025 já foram! Muita água passou por debaixo da ponte, mas muitas metas e projetos continuam na gaveta - ou nos slides. A cada ano que passa, parece que gerenciar uma marca se torna mais complexo. E ficamos com aquela sensação constante de estar sempre atrasados, tentando equilibrar as pendências e as urgências. Tentando identificar as tendências enquanto lutamos arduamente para construir consistência.
Se serve de consolo, não é só você que se sente assim. Ouvimos queixas semelhantes de todos os nossos clientes - desde as grandes marcas nacionais até as startups. Por isso, esta edição da Nós da Cordão tenta trazer um alento para os coraçõezinhos ansiosos dos profissionais de marketing e estratégia. Aqui, reunimos alguns materiais úteis para colocar o ano no ritmo certo. E, ainda, te ajudar a ganhar algumas batalhas internas para fazer a roda girar. Vamos lá?
Vamos começar com a pauta que era tendência e já virou urgência: o que fazer com IA?
A IA tem sido uma pauta cada vez mais urgente no alto escalão das empresas. Afinal, promessa de economia e eficiência operacional é mais do que atraente. Assim, apenas 2% dos executivos relatam não ter planos de investir em IA no próximo ano. Um número realmente assombroso.
Por isso, este guia do Gartner é mega útil para quem quer começar a tirar iniciativas de IA do papel. Pesquisas, cases de uso e frameworks de estratégia sempre ajudam a trazer clareza para este tipo de decisão.
Vamos começar com as pendências: já defendeu seu orçamento este ano?
Talvez você tenha começado o ano com um orçamento menor do que o do ano passado. Talvez tenha ganhado um incremento e agora precisa provar seu valor. Em ambos os casos, é sempre bom ter dados que nos ajudem a defender nossa fatia do bolo orçamentário.
Este estudo do BCG faz exatamente isto. Uma análise profunda do desempenho de empresas que decidiram cortar gastos em marketing em tempos de crise versus aquelas que decidiram manter. Spoiler: as marcas que decidiram cortar investimentos perderam em média -13% na taxa de crescimento e 18% na taxa de conversão. Se para você o resultado da pesquisa soar óbvio, pense que para o seu CFO talvez soe diferente.
Chegamos na consistência. Que tal relembrar a importância da marca?
Na mesma vibe de te ajudar nas batalhas internas, o report The Multiplier Effect da WARC pode ser um prato cheio. Ele analisa o desempenho de marcas que investem de forma equilibrada em branding e performance e traz dados contundentes que comprovam o benefício desta abordagem. Quer um exemplo? Marcas tem um ROI 90% melhor quando optam por uma estratégia de mídia de funil completo.
O grande insight do report é que hoje pensamos neste investimento como uma soma: branding + performance. Mas, na verdade ele é uma multiplicação (e daí que deriva o título do report “The Multiplier Effect"). Segundo o estudo da WARC, uma abordagem mista multiplica o ROI de 1.2x a 2x. Nada mal hein?
Por fim, vamos para as tendências: direto do SXSW.
Hoje começa mais um South by Southwest (SXSW) e eu já estou diretamente do Texas para acompanhar. O SX é um dos maiores festival do mundo, com conteúdos simultâneos de inovação, criatividade, música e cinema organizados em diferentes trilhas de conhecimento. Ele acontece de forma distribuída pela cidade de Austin e, sem dúvidas, é o evento de inovação mais legal que já participei.
O que tem de tão legal? A curadoria e a organização são muito bem feitas. Os palestrantes são excelentes. O conteúdo é aprofundado com diversos formatos diferentes. Tem um show de experiência de marca em cada esquina. Se não bastasse, ainda tem música, cinema, happy-hour e muito networking para aprender e trocar ainda mais.
Este ano vou compartilhar meus insights aqui nas redes em parceria com o Coletiva.net e, claro, nas redes da Cordão e no meu Instagram pessoal. Ainda, estamos com uma agenda intensa de palestras de download pro retorno ao Brasil. Então, se você também quer levar esta atmosfera de inovação para sua empresa, responde este e-mail e vamos conversar.
Enquanto isso, confira as edições temáticas do SXSW de 2024:
O que rolou no SXSW 2024 #67 💡
Bem-vindo ao mundo AI-first #68 💺
Tão conectados e tão sós #69 💔
Quem é responsável pela IA? #70 🫵🏻
79%
dos consumidores globais acreditam que o papel das marcas mudou nos últimos cinco anos (WGSN + Bits to Brands).
30%
dos cliques em mecanismos de busca derivam de outras atividades de marketing (WARC, The Multiplier Effect)
30%
é o investimento mínimo que as marcas deveriam fazer em anúncios que tem como objetivo construir marca, sendo 40% a 60% o percentual aplicado por marcas de melhor desempenho (WARC, The Multiplier Effect)
71%
dos executivos afirmam que o desejo de implementar está vindo de forma “top-down” diretamente do C-level (Gartner)